O Administrador do Grupo Hospitalar Santiago (GHS), Ruderson Mesquita Sobreira, foi o convidado do "Conversas com o Parlamento". Durante o encontro com os vereadores, o gestor prestou esclarecimentos sobre o dia a dia do hospital que vem se tornando referência regional e apresentou novidades sobre as chegadas da Cardiologia e Neurologia, cuja implantação está em andamento.
Em termos estruturais, o gestor esclareceu que atualmente o GHS conta com 152 leitos e uma estrutura que funciona com cerca de 400 funcionários e 100 médicos para atender mais de 500 mil pessoas, algo que ultrapassa o alcance regional.
"Recebemos pacientes de todo o estado e a tendência é de que com a disponibilidade dos novos serviços isso seja ampliado", explicou.
Apesar das dificuldades enfrentadas, afirmou que todos os atendimentos são prestados, independente da disponibilidade de recursos. Em relação ao SUS (Sistema Único de Saúde), Ruderson destacou que o hospital arca com um prejuízo mensal na ordem de R$ 1 milhão, boa parte em função de valores desatualizados de produtos.
Como principais pontos positivos Ruderson enfatiza a evolução permanente dos serviços oferecidos e a qualificação permanente das equipes. A residência médica, por exemplo, é tida pelo administrador como algo que renderá muitos frutos no futuro.
"Os médicos que fazem residência aqui estão retornando. Muitos estão escolhendo Santiago, inclusive santiaguenses que se formam longe e agora têm a opção de voltar para a cidade", completou.
Sobre a implantação da Cardiologia e da Neurologia, o GHS está investindo pesado. Somente no Incor (Instituto do Coração) o aporte financeiro ultrapassa a casa do R$ 10 milhões. Parte desse investimento em estrutura e equipamento vem de recursos próprios, assim como emendas parlamentares e outros recursos. Ruderson destacou o quanto a parceria com parlamentares de diversos partidos é essencial para novos investimentos e manutenção da estrutura que recebe em torno mil pessoas todos os dias.
A inauguração do Incor está marcada para o dia 25 de novembro e contará com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Mesquita adiantou que importantes convênios já estão sendo firmados, como o IPE Saúde, cuja assinatura do termo ocorre na próxima semana. No setor atenderão três especialistas. A seguir, quando da implantação da neurologia, serão outros dois.