CARTA DE SERVIÇOS AOS USUÁRIOS

CARTA DE SERVIÇOS AOS USUÁRIOS

CÂMARA de vereadores de santiago

A Câmara Municipal de Santiago, órgão do Poder Legislativo municipal, é responsável pelo exercício da função legislativa no âmbito do Município exercendo funções legislativas, fiscalizadoras, administrativas, judiciárias e de assessoramento.

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

– Legislar sobre leis de interesse local ou que suplementem a legislação federal ou estadual, no que couber;

– Exercer a fiscalização e o controle externo da administração pública municipal;

– Julgar as contas de governo que o Prefeito deve anualmente prestar, após manifestação do Tribunal de Contas do Estado e consulta pública;

– Definir prioridades para as políticas públicas municipais, deliberando sobre os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes orçamentárias e do orçamento anual;

– Atuar como órgão mediador das discussões federativas e comunitárias;

– Administrar-se institucionalmente, exercendo a gestão de seus serviços internos. 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

A Câmara de Vereadores de Santiago atende ao público em sua sede, localizada na Rua Bento Gonçalves, nº 1642, Centro.

Horário de Atendimento ao público:

De segunda à sexta-feira, das 08 às 14 horas.

Horário das Sessões Ordinárias:

Segunda-feira às 14 horas.

Horário das reuniões das Comissões Permanentes:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final - quartas-feiras, às 09 horas.

Comissão de Finanças, Orçamento e Contas Públicas - quartas-feiras, às 10 horas.

Comissão Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social - quartas-feiras, às 10 horas.

CANAIS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Telefones: (55) 3251 2999

                   (55) 3251 2694

                   (55) 3251 3945

       (55) 3251 2804                           


No portal https://santiago.rs.leg.br/ na "TRANSPARÊNCIA PÚBLICA", opção "PORTAL DA TRANSPARÊNCIA" link “SETORES”, o usuário tem acesso aos ramais e e-mails dos Vereadores, bem como dos setores da Câmara Municipal.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

- Fale Conosco: através do Portal da Transparência, o contato direto com a Câmara Municipal e seus Setores para consulta, solicitação, informação, sugestão, dentre outros
Requisitos - identificação através do fornecimento dos seguintes dados: nome e e-mail.

- Ouvidoria da Câmara Municipal: canal aberto para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações, desde que relacionados ao funcionamento da Câmara de Santiago.

Requisitos - identificação através do fornecimento dos seguintes dados: nome e e-mail.

 

- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) ou Acesso à Informação: possibilita solicitação de qualquer informação de competência do Legislativo Municipal, tais como administração, educação, saúde, meio ambiente, trânsito e finanças.
Requisitos - identificação através do fornecimento dos seguintes dados: nome e e-mail.

PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO

https://santiago.rs.leg.br/

Através do portal da Câmara de Vereadores de Santiago ocorre a ampla divulgação de uma série de informações institucionais, sendo considerado um instrumento de controle social, constituindo-se de um canal aberto para proporcionar a interlocução entre o Poder Legislativo e a Comunidade, possibilitando o acesso a diversos serviços, tais como:

- Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município, Estatutos, Códigos Municipais, Leis Ordinárias, Leis Complementares, Decretos e Resoluções.

- Organização Câmara de Santiago: Regimento Interno, Funções da Câmara, Mesa Diretora, Bancadas, Estrutura Organizacional, Vereadores, Servidores, Auditório Caio Fernando Abreu.

- Processos Legislativos: Comissões, Proposições, Sessões Plenárias, Atas das Sessões, Resoluções e Decretos.

- Transparência Pública: acesso às leis municipais, acompanhamento dos Projetos de Leis, disponibilização das Contas Públicas, das Licitações e Contratos, informações sobre cargos e salários, subsídios, Contracheque Web, diárias e controle patrimonial.

- Sessões: disponibilização das Sessões Ordinárias em áudio.

- Acesso à Informação: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Fale Conosco e Ouvidoria.

PRINCIPAIS SERVIÇOS

CONSULTA À LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

A Câmara Municipal disponibiliza leis, decretos, resoluções, estatutos e códigos municipais. No portal na internet, os atos normativos encontram-se disponíveis em diferentes formatos, para consulta e impressão. Presencialmente, os atos normativos podem ser consultados no seu formato original, em versão impressa.

COMO POSSO OBTER ESSE SERVIÇO?

Pelo portal da Câmara de Vereadores de Santiago, https://santiago.rs.leg.br/ , no link “LEIS MUNICIPAIS”, é possível efetuar a pesquisa utilizando o número do ato ou palavra chave, ou ainda, utilizando a pesquisa avançada ou buscando a legislação por assunto.

CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DE PROPOSIÇÕES

Presencialmente ou no portal da Câmara Municipal é possível consultar e acompanhar a tramitação dos Projetos de Lei, Emendas, Moções, Pedidos de Informações, Pedidos de Providências e Indicações.

COMO POSSO OBTER ESSE SERVIÇO?

Para consulta e acompanhamento dos Projetos de Leis e suas tramitações, basta ir em Transparência Pública e clicar no link “Projetos de Leis”.

Para consulta e acompanhamento das Proposições – emendas, moções, pedidos de informações, pedidos de providências e indicações, basta ir em Processos Legislativos, clicar no link “Proposições” e selecionar um dos itens.

As consultas às proposições protocoladas também poderão ser realizadas junto à Secretaria da Câmara através dos telefones, (55) 3251 2999, (55) 3251 2694, (55) 3251 3945, (55) 3251 2804, ramal 215, ou presencialmente.

SESSÕES DA CÂMARA

As sessões ordinárias da Câmara são disponibilizadas em áudio no portal através do link “Rádio”. Além disso, no link “Sessões Plenárias” está disponível um resumo das Sessões, constando as proposições apresentadas.

COMO POSSO OBTER ESSE SERVIÇO?

Através do portal da Câmara, nos menus “Rádio” e “Sessões Plenárias”, selecionando sessão disponível por data. Além disso, é possível solicitar presencialmente ao setor de Atas da Câmara a gravação das Sessões Ordinárias.

DENÚNCIA

Qualquer pessoa pode comunicar à Câmara Municipal de Santiago eventual irregularidade ocorrida no âmbito do Poder Legislativo municipal ou relacionada com matéria de sua competência.

COMO POSSO OBTER ESSE SERVIÇO?

Através do portal https://santiago.rs.leg.br/ , pelo Canal “OUVIDORIA”, através do e-mail ouvidoria.camsantiago@hotmail.com, pelos telefones (55) 3251 2999, (55) 3251 2694, (55) 3251 3945, (55) 3251 2804 ou presencialmente.

QUAL O PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DESSE SERVIÇO?

- Trinta dias.

CERTIDÕES E CÓPIAS

Qualquer pessoa pode solicitar à Câmara Municipal cópia ou emissão de certidão de vigência de determinado ato normativo publicado pelo Poder Legislativo municipal.

COMO POSSO OBTER ESSE SERVIÇO?

Diretamente na sede da Câmara Municipal, Rua Bento Gonçalves, nº 1642, Centro, junto à Secretaria Geral. Através do e-mail secretariacmsantiago@gmail.com e dos telefones (55) 3251 2999, (55) 3251 2694, (55) 3251 3945, (55) 3251 2804.

QUAL O PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DESSE SERVIÇO?

- 30 (trinta) dias.

SOLUÇÃO DE DÚVIDAS E DIFICULDADES

Qualquer pessoa pode contatar a Câmara Municipal para dirimir dúvidas ou reportar erros e dificuldades com os sistemas da Câmara Municipal.

COMO POSSO SOLICITAR?

No link da “OUVIDORIA”: https://cmsantiago.cittaweb.com.br/citta/#/sic/formularioOuvidoria preenchendo o formulário de contato.

No link do “PORTAL DA TRANSPARÊNCIA”, na opção “FALE CONOSCO”.

No link “ACESSO À INFORMAÇÃO”, na página inicial.

Presencialmente ou através dos telefones: (55) 3251 2999, (55) 3251 2694, (55) 3251 3945, (55) 3251 2804.

QUAL O PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DESSE SERVIÇO?

- 30 (trinta) dias.

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS

Ao final dos atendimentos será realizada pesquisa de satisfação.