Secretária Denise Cardoso participou do "Conversas com o Parlamento"
PUBLICADO EM 16/12/2021 - 12:12
A convidada do "Conversas com o Parlamento desta quarta-feira, 15 de dezembro, foi a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Denise Florio Cardoso. Aos vereadores ela apresentou ações da pasta do longo do ano, falou de projetos atuais, projetou 2022 e esclareceu dúvidas. O foco principal da secretária foi o atendimento à comunidade, que segundo Denise, prioriza "dar provimento básico às famílias" ao mesmo tempo que oportuniza qualificação para que estas possam gerar mais renda para sua sustentação. "Repassar renda não é suficiente. Fornecer cestas básicas também não", afirmou a secretária, referindo-se a projetos criados para auxiliar e acrescentar ao orçamento das milhares de famílias atendidas. Denise também apresentou números, como por exemplo, as cestas básicas distribuídas durante a pandemia, quando o número de famílias atendidas mais que triplicou, chegando a 1000 no auge dos casos de Covid-19. De acordo com a titular do Desenvolvimento Social, esses números já foram reduzidos e a tendência é de retornarem aos patamares anteriores a partir da retomada das chamadas visitas sistemáticas, que permitem mapear mais de perto as famílias que realmente necessitam desse tipo de atendimento. Dos projetos e ações desenvolvidos pela pasta, Denise Cardoso destacou a Padaria dos Sonhos, o Ateliê de Costura, o Restaurante Popular, o Família Acolhedora, Loja do Bem, Programa Alimento Solidário (PAS), o Mãos Livres e o Família Acolhedora, entre outros. Sobre o déficit habitacional do município, a secretária se mostrou otimista em relação aos projetos locais e a preparação para receber recursos e executar ações, mas ao mesmo tempo demonstrou pessimismo em relação a repasses federais. Segundo ela não existe nenhum programa habitacional, nem perspectiva de repasses e que o recurso atualmente disponível em nível federal para todo o país seria insuficiente para suprir carência de Santiago. No entanto, ela confirmou que está em fase de conclusão o Plano Habitacional local e que este será apresentado nos próximos dias Executivo. "Já fizemos contato com a Caixa Federal e estamos preparados. Assim que houver recurso disponível estamos aptos e na fila de espera para utilizar os recursos. Temos inclusive área para construção de moradias populares", finalizou.