PRESIDENTE DO BADESUL NO ESPAÇO DE TRIBUNA LIVRE
PUBLICADO EM 26/08/2014 - 13:24
A Câmara recebeu nesta tarde de segunda-feira, 25, através de proposição da vereadora Iara Castiel (PT), o presidente do BADESUL Desenvolvimento - Agência de Fomento RS, Senhor Marcelo de Carvalho Lopes, para explanar sobre a importância dos Bancos de Fomento para o desenvolvimento. Segundo o diretor, houve uma significativa alavancagem da instituição neste último período: no ano de 2013 chegaram a um volume de liberação de crédito de um bilhão e seiscentos mil reais. Só para o agronegócio foram destinados 654 milhões de reais. Foi um trabalho muito forte de alavancagem que tem dado um resultado muito significativo no desenvolvimento do nosso Estado. A missão do BADESUL é promover o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul, com uma novidade importante: atuando  na formulação e execução de suas políticas públicas. A equipe tem trabalhado não só na execução, mas também participando da formulação. A fonte de recursos financeiros do BADESUL são principalmente o BNDES - fonte de onde provém 92% dos recursos; 6% provém  de recursos próprios; 0,9% provém da Caixa Econômica Federal- através dos projetos do PAC,e  agora através da parceria feita com a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, da qual o BADESUL recebeu 80 milhões de reais para financiar a inovação nas empresas. Ainda, segundo o presidente, o BADESUL financiará os produtores esse ano na EXPOINTER  com taxa de 4,5 % fixa  para produtores de até médio porte e com 6% fixa para grandes produtores e grandes empresas. "Essa taxa, se nós descontarmos a inflação, nós vamos ver que o custo nominal do recurso vai cair significativamente, e em alguns casos, para os pequenos produtores inclusive com taxas negativas", destacou Marcelo.